quinta-feira, 21 de junho de 2012


                         
              Locais de Portalegre



Outro local da serra interessante de se conhecer e pouco divulgado está há cerca de 3 km do centro da cidade, conhecido como “lajeiro”. Uma rocha com dimensões consideráveis, bastante fragmentada, cheia de fendas, buracos, coloração variada, pequenas pedras e vegetação sobre ela.






 
O lugar não é de difícil acesso. Propriedade particular que é bem conhecida pelos moradores próximos, o próprio local serve de rota de acesso para um dos sítios da cidade. Sem dúvida possui de forma bem particular certa beleza e algumas curiosidades e contos. Um deles é dito pelos nossos pais e avós, que em tempos passados iam freqüentemente ao mesmo a procura de água para suas casas (já que ele possui buracos que armazenam a água da chuva) e as mulheres para lavar roupa. Alguns afirmam que em tempos passados as pedras eram “moles”, porque há algumas fendas extensas e meio uniformes que aparentam terem sido feitas pelo homem, junto com varias espécies de cortes nas pedras.






 
Com certa melhoria em vários aspectos da qualidade de vida das pessoas e junto com outras facilidades, ocasionaram no desaparecimento das antigas práticas no local, há cerca de quinze (15) anos. Infelizmente o local sendo visto como apenas um trecho do caminho (ou da trilha) é desconsiderado e com isso há desmatamento, queimadas, lixo e a caça de algumas espécies que habitam tal, tirando parte de sua beleza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário