sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pacientes com gripe A devem tomar Tamiflu   

TAmifluO remédio antiviral oseltamivir (de nome comercial Tamiflu) deve ser receitado a todos os pacientes com sintomas de gripe que residem nas regiões onde há circulação comprovada do vírus Influenza A (H1N1), como o Rio Grande do Sul, o Paraná e Santa Catarina. Os pacientes devem ser medicados nas primeiras 48 horas do início da doença, sem aguardar resultados de exames laboratoriais ou sinais de agravamento da doença.
A orientação se estende a todas as pessoas, inclusive que estão fora dos grupos de risco - gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, idosos, profissionais de saúde e índios.
Para reforçar a recomendação, o Ministério da Saúde elaborou - em parceria com as secretarias de saúde dos estados onde há maior circulação do vírus -, um cartaz que já está disponível no site da Secretaria de Vigilância em Saúde para livre reprodução pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.
O objetivo do material é auxiliar os médicos no atendimento aos pacientes com sintomas da gripe, tanto nos casos em que é indicado o uso do medicamento, como a dosagem que deve ser usada de acordo com a faixa etária do paciente.
Vale ressaltar que a orientação só é válida para os estados com grande número de casos confirmados da Influenza. Para os demais locais, continuam valendo as recomendações do Protocolo de Tratamento da Influenza, do ministério, que recomenda às pessoas de grupos vulneráveis - como gestantes, crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas - o tratamento com o remédio o mais rápido possível, após os primeiros sintomas, sem aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento.
Gripe A
A gripe é caracterizada pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, muscular ou nas articulações. Os médicos de todo País estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem os sintomas, para quem tiver Síndrome Gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. O medicamento, que reduz as chances de que a doença evolua para um caso grave, tem maior eficácia nas primeiras 48 horas de infecção.
Segundo o ministério da Saúde, todos os estados e o Distrito Federal estão abastecidos com o antiviral, que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quem preferir pode comprar o Tamiflu nas farmácias de todo o País, com receita simples, sem a necessidade de controle especial em duas vias.
Estoque
Todos os estados e municípios do País estão abastecidos com o oseltamivir. Este ano, foram repassadas às secretarias estaduais de Saúde 418,8 mil caixas do remédio, cada uma contendo dez comprimidos, suficientes para um tratamento completo. Do total de medicamentos repassados em junho, 51.190 caixas foram para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e São Paulo.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário