domingo, 29 de julho de 2012

Parceria institucional garantirá formação de aquaviários no estado do Rio Grande Norte

formacao_de_oficias_aquaviariosAREIA BRANCA - "Areia Branca é a primeira cidade portuária no Brasil onde os habitantes têm vocação natural para a profissão de marítimo".
A declaração foi feita por quem entende do assunto, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários (FNTTAA), Ricardo Goulart Ponzi, durante sua vinda ao município nos dias 17 e 18 deste mês para participar de um seminário voltado para a classe aquaviária.
No encerramento do evento o prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), assinou um convênio com a Federação que vai ampliar os benefícios aos aquaviários locais. A parceria possibilitará que a prefeitura ofereça cursos de formação de aquaviário, em nível local.
A ideia dessa parceria, segundo o prefeito "Souza", partiu da necessidade de realizar cursos com mais frequência no município, com o objetivo de atender principalmente aos marítimos/aquaviários que precisam mudar de categorias e atualmente enfrentam dificuldades para ter acesso a esses cursos.
O presidente da Federação, Ricardo Ponzi, disse que estava feliz com a iniciativa do prefeito "Souza", pois os areia-branquenses têm essa característica única, onde os habitantes têm vocação natural para a profissão de marítimo.
"Depois de Areia Branca só conheço Cabedelo, na Paraíba, com essa tendência. Mas Areia Branca é incomparável", reforçou.  Moradores da cidade de Areia Branca buscam qualificação em outros Estados
Seguindo essa tendência natural para o setor aquaviário, mais pessoas do município estão partindo para outras cidades, procurando se qualificar na área marítima.
Este mês, mais cinco areia-branquenses se integraram ao curso de 2º Oficial de Náutica e Máquinas da Marinha Mercante, no Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).
O curso tem duração de 1 ano, acrescido de mais 1 ano de estágio. Os cinco filhos de Areia Branca estão nesta corrida para suprir as vagas geradas pelo pré-sal. Esse curso tem a finalidade de formar profissionais oficiais da Marinha Mercante, uma área em franca expansão no país.
Os cinco futuros Oficiais de Náutica, oriundos de Areia Branca que foram a Belém em busca de qualificação, são os seguintes: Robson Azevedo, Adolfo Menezes, Roberto Miranda, Michael Wanderley e Hugo Câmara.
Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário